Agosto 19 2010

Finalmente a Ria Formosa, está catalogado ou escolhida como candidata às Sete Maravilhas. Vi uma pequena reportagem anteontem na SIC,  pequena amostra deste Paraiso, onde me dilicio na passagem dos meus dias em contacto com a natureza.  Pena é que esteja agora super cercada por tanto veraneante, que até as aves se mostram mais esquivas e desconfiadas

Na  época estival entre Setembro e Maio, as aves convivem com os humanos com um àvontade, tão pacifico e natural que muitas vezes se deslocam até junto de nós, pousando nos pequenos barcos, com o dono a pescar ou em movimento. As gaivotas quase nos vêm comer à mão.

Graças a Deus, que as indústrias no Algarve junto à Ria, com uma pequena excepção dos arredores de Olhão, não causaram muitos danos e o problema mais gravoso eram os esgotos que têm vindo nos últimos anos a ser atenuados com as estações de tratamento de águas residuais e residuos sólidos.

Consequentemente existe hoje uma consciêncialização das populações viradas para o ambiente, que muito contribui para uma melhoria, apesar pressão da época balnear com um excesso de frequência a bater records, ano após ano.

Para quem como eu, adora o mar, a Ria é uma ante-câmara, diria até a sua Sala de estar e repousar.

 

 

publicado por severino às 10:46

Olá Severino,
até estou bem pertinho da ria e bem gostava de conhecer, mas o meu filho está a trabalhar e ainda não é desta que vou conseguir ver essa maravilha. Ainda bem que se dá valor às coisas lindas que temos. Talvez numa próxima vinda a Portimão eu consiga visitar tão lindo lugar.
Um abraço
Rosinda
Rosinda a 19 de Agosto de 2010 às 16:55

Olá Rosinda
Sabe que a beleza desta Ria não são própriamente as paisagens. Está mais na sua fauna, (flamingos,Maçaricos,Garsas,Cegonhas,gaivotas e grande variedade de outros pequenos pássaros), tem uma grande variedade de mariscos e a paz que toda este ambiente proporciona a quem gosta da natureza.
Em Cacela Velha, junto à Igreja onde há uma muralha, donde se avistam muitos km de Ria, que aqui no sótavento é uma das vistas mais bonitas.

Obrigado pela visita
um abraço
j/severino
severino a 20 de Agosto de 2010 às 00:12

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO